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Apresentação Oficial Berrío
January 31, 2017
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Jogo-Treino e Amistoso, Qual a diferença ? by blogolpe
February 22, 2017

O Projeto Carabao #vaiEncarar?

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Nessa última quinta, 26 de janeiro, tivemos no Morro da Urca o grande evento que marca o início da parceria comercial entre Carabao e Flamengo. Estiveram presentes o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de melo, o presidente da Carabao e alguns jogadores do elenco. Além deles, dois ilustres convidados roubaram a cena, o sr. Kamoldist Smuthkochor (Embaixador da Tailândia) e nosso eterno Zico.

Era notório na feição de todos da diretoria e dos outros envolvidos que a data representava um marco histórico para o clube. Iniciando uma nova era e um novo modelo de negócios de exploração da imagem do Flamengo não só em território nacional, mas também na Europa e Ásia.

Isso pode parecer um pouco megalomaníaco, mas acompanhe os tópicos do post e veja a real  importância desse novo modelo de exploração de marca (brand awareness). Vamos tentar entender juntos? Para isso precisamos primeiro compreender o atual momento do Flamengo.

Mas antes veja o vídeo que o Flamengo fez sobre o Carabao.

 

Valor da camisa do Flamengo em 2017:

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R$ 99 milhões. Isso mesmo!

Essa soma vem dos R$ 15 milhões da Carabao (mangas somente em 2017), R$ 37 milhões da adidas, R$ 30 milhões da Caixa, R$ 7 milhões da MRV, R$ 6 milhões da Yes! (barra) e R$ 4 milhões da TIM.

Mas é só isso? Não.

Resgate da imagem do clube no mercado publicitário:

Os valores da camisa são impressionantes, mas para Daniel Orleans, vice presidente de marketing, isso não é tudo:
O bacana dessa gestão é que reconstruimos imagem positiva do futebol como plataforma de lançamento de marcas, de mídia de forma geral. A Carabao queria lançar seu produto no Brasil e ela foi a consultorias na área de esportes, de marketing e fomos indicados por uma dessas empresas de renome. A partir daí o processo começou internamente com Fred (Luz), Bruno (Spindel), toda a equipe de marketing e do jurídico. Vejo esse processo como resgate de credibilidade do Flamengo no mercado publicitário.

E esse resgate da imagem do Flamengo foi realizado da maneira mais profissional possível durante toda a gestão do presidente Bandeira. Isso reflete nas outras receitas de publicidade. Hoje no clube não só a camisa, mas plataforma digital, estádio, licenciamento de produtos, sócio torcedor. Tudo é tratado como plataformas para gerar novas receitas para o clube.

Legal! Mas onde mais capitalizamos?

Valor Total da receita de marketing:

Para o nosso VP de marketing as parcerias que foram feitas ao longo de 2016, seguem a todo vapor para este ano. Ambev, Linktel, Cimento Mauá e Euro Colchões alavancaram diretamente as obras obras no Ninho do Urubu. No início do ano, o clube promove a Orthopride, que vai pagar R$ 1,2 milhão para ocupar a camisa na base, mas também para cuidar da saúde bucal dos atletas. O aplicativo de carro particular Uber é anunciante da camisa de treinos do Fla e dos microfones nas entrevistas (sem valor anunciado).

Ontem, tivemos mais uma excelente notícia, o Flamengo conseguiu um reforço importante para seu orçamento para os esportes olímpicos. O clube assinou um patrocínio de R$ 500 mil com o ressegurador IRB Brasil RE. A empresa vai estampar sua marca nas escolinhas de judô, remo e ginástica artística, na Gávea. A informação foi dada originalmente na coluna do Ancelmo Gois e confirmada pelo GloboEsporte.com

Tá. Você agora entendeu o porquê do Flamengo ser procurado pela Carabao para a sua publicidade. Entendeu que estamos bem valorizados diante do mercado. Agora vamos entender os moldes e valores deste acordo.

Patrocínio ou Parceria?

As pessoas inicialmente divulgaram que a Carabao iria patrocinar o clube carioca. Isso é apenas uma parte da verdade. Carabao desembarca no Brasil usando o Flamengo como sua principal vitrine comercial no mercado nacional. O Flamengo será o agente principal para converter essa ação em vendas e ganhará proporcionalmente com o sucesso da mesma.

Mas quais são os moldes da parceria? Quais os deveres de cada parte? Quais os benefícios para cada envolvido?

Como será a parceria?

A parceria visa proporcionar uma conversão grande de vendas do energético, já que a ativação do produto está intrinsecamente ligada à prática esporte e hábitos saudáveis.

O Flamengo ganhará o valor da exposição na sua camisa mais porcentagem em vendas do produto. A meta inicial é de 50 milhões de latinhas para 2017, uma latinha para cada torcedor do Flamengo, e é condição sine qua non para a continuidade do contrato. Ou seja, o Flamengo e sua enorme torcida tem a missão de alcançar essa meta e quanto mais o flamenguista comprar, mais o Flamengo ganhará. Caso a meta não seja batida, o contrato pode ser cancelado.

Valores

Hoje, como já dito, o Flamengo receberá R$ 15 milhões da Carabao pelas mangas. A partir do ano que vem até 2022, a Carabao migrará para a cota máster, atualmente ocupada pela Caixa. Neste segundo momento, o investimento será de R$ 35 milhões anuais. Está previsto em contrato que o Flamengo receba ainda % por royalties de produtos vendidos.

Sendo assim, esse patrocínio será o maior da história do Flamengo, levando em consideração o tempo de 6 anos, superando o valor de R$ 190 milhões em todo período de patrocínio.

Sempre lembrando que podemos facilmente extrapolar em muito a casa dos R$ 200 milhões com as vendas do produto. Porque há especulações que se Carabao vender 70 milhões de latas, o nosso clube lucrará R$ 10 milhões a mais por ano.

 

O Desafio: #vaiEncarar?

 

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Esse Slogan tem tudo a ver com o posicionamento estratégico da Carabao no Brasil e no resto do mundo! Ele remete de imediato ao Espírito de Combate de Carabao! E ao outro Slogan em inglês: GET READY TO.

Cai como uma luva desafiando a torcida do Flamengo em assumir o compromisso comercial entre o clube e a marca. Vai encarar? Vai comprar e bater a meta?

Legal! Como Flamenguista eu quero comprar e ajudar o clube. Como faço?

Onde encontro o Carabao?

Aí entra a responsabilidade da empresa tailandesa. A Carabao tem o compromisso de iniciar a sua distribuição agora em fevereiro, antes do carnaval, para o RIO DE JANEIRO. Na sua segunda fase, o produto estará disponível em todo o território nacional.

Isso tem que acontecer com agilidade, para que as metas sejam batidas. O Flamengo terá que acompanhar essa disponibilidade já que afeta o continuidade do contrato.

Carabao é “bão”? :p

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O produto é excelente! Experimentei os três sabores e sou obrigado a afirmar, sem sombra de dúvidas, que ele não deve nada ao líder de mercado hoje no Brasil. Vamos detalhar por sabores:

Carabao Original: Produto de excelente qualidade. Para o meu paladar ele é ainda mais gostoso do que o Red Bull e muito superior a qualquer outro concorrente.

Carabao Maçã: Também muito gosto, é o predileto do Daniel Orleans, mas fica em segundo lugar na minha opinião. O sabor de maçã é facilmente identificado e é muito refrescante. Bom para consumir em atividades na praia ou em céu aberto.

Carabao sem açúcar: Apesar de não possuir tal in gradiente, mantém um sabor próximo ao original. Para quem está comprometido com dietas ou tem algum restrição à açúcar, este é o seu produto.

Podemos dizer assim que a meta estipulada é muito mais real do que parece à primeira vista. Temos um produto de ponta e de qualidade internacional para ser consumido. Basta termos em mente na hora de optar por um energético qual que trará mais vantagens para o Flamengo.

 

Mas o Flamengo só ganhará dinheiro com esse acordo?

 

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Não, amigo. O flamengo lucrará muito mais do que os R$ 200 milhões. Vamos citar aqui todos os fatos e especulações faladas no evento:

Flamengo na Ásia: Kamoldist Smuthkochor (Embaixador da Tailândia) e o presidente da Carabao, Aed Carabao, querem levar o Flamengo para jogar na Ásia em campeonatos e ou amistosos. Além disso, fortalecer a imagem do Flamengo nesses países, ajudando a comercializar camisas de jogos e treinos. Isso já foi feito com o Chelsea, onde teve um crescimento de 400% em vendas de produtos originais.

Flamengo na Europa: Kamoldist Smuthkochor de novo quer fazer com que o Flamengo jogue amistosos com o Chelsea na Europa, Ásia ou mesmo no Brasil. Fortalecendo a marca do Flamengo também na Europa.

Compra de jogadores: É uma possibilidade para 2018. Se todas as metas forem batidas, como pagamento extra, a Carabao pode trazer jogadores de renome para atuar no clube carioca. Nada foi confirmado com 100% de certeza, mas foi assumido como uma possibilidade.

Naming rights do Maracanã: Impossível. O governo não deixa que mudem o nome do estádio, mas houve conversa entre as partes para que a Carabao entre na disputa do Maracanã junto com o Flamengo. Lógico que com essa imposição das autoridades, houve uma diminuição do interesse da Carabao no estádio. Compreensível.

Novo modelo: Essa parceria é uma divisora de águas na gestão de marketing dos clubes brasileiros. Com isso, mais uma vez, a marca do Flamengo estampa matérias do mundo inteiro. Gerando valor e trazendo mais interesse ao nosso clube para futuros investimento. Estamos preparados já em 2018 para ter outra empresa ocupando nossas mangas, já que a Carabao assumirá o Master. Além disso, todos os valores de patrocínio terão que ser ajustados levando em conta que o valor agregado da camisa cresce exponencialmente.

 

Mas quem é Carabao?

“Carabao” é uma bebida energética que foi inspirada pelo espírito de luta de um indivíduo. É mais do que uma bebida energética global, é a capacitação para realizar objetivos pessoais.

Carabao simboliza o espírito dos indivíduos que lutam pela causa em que acreditam. Não pela força, mas com determinação, daí o slogan: “O Espírito de Combate de Carabao”.

Em todo o mundo, as bebidas energéticas tornaram-se populares entre a população urbana jovem e moderna. Ao posicionar essas bebidas como moda e elegante, muitas empresas esqueceram o propósito original de uma bebida energética. Muitas dessas chamadas bebidas energéticas passaram a ser refrigerantes. Carabao acredita que as bebidas energéticas foram criadas com a finalidade de fornecer reposição de energia perdida.

Na Tailândia, sede das principais bebidas energéticas do mundo, este tipo de bebida foi feita para fornecer reposição de energia perdida. Carabao adere a estes princípios básicos e, portanto, posicionou-se como uma bebida energética para aqueles que precisam de reabastecimento.

A posição da Carabao baseia-se na filosofia de seu sócio fundador, Sr. Aed Carabao. Aed Carabao é um cantor folclórico popular na Tailândia que a grande maioria dos tailandeses considera como “a voz do povo”.

O famoso Aed Carabao, que Carabao Energy Drink recebeu o nome de, começou seu movimento em 1976, criando emocionante canções intituladas “Songs for Life”. Fama e popularidade não minaram o espírito de base do cantor. Compreender os corações de seus colegas homens, Aed Carabao está sempre lá para cantar e falar para o povo.

O logotipo Carabao é único entre as marcas de bebidas energéticas, uma vez que foi desenhado pelo próprio Aed Carabao. Representa a força física e emocional das pessoas que possuem o espírito de luta. A imagem estilizado de um crânio do búfalo, “com o pássaro vermelho que representa a liberdade, pode ser vista em toda parte em Tailândia.

(esse trecho foi retirado do site sportt)

Abaixo algumas fotos do evento.

FAÇA A SUA PARTE PARA ESSA PARCERIA SER UM SUCESSO!

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